20/1/2017
Dica: Inadimplência, como controlar?
Em tempos de instabilidade econômica, a inadimplência tem sido um fator preocupante em diversas instituições. Independente do segmento, a falta de pagamento de clientes, alunos ou consumidores desestabilizam a programação financeira e podem interferir diretamente no funcionamento do nosso negócio.


De acordo com um levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) divulgado em Novembro/2016, mais de 58 milhões de brasileiros possuem alguma dívida em atraso. Com o número de negativados crescendo cada vez mais, aproximadamente 4 em cada 10 pessoas acima dos 18 anos possuem débitos que não conseguem pagar.


Estes números, mesmo que representem apenas as dívidas de pessoas físicas, colocam todas as academias em alerta. Isso mostra a verdadeira necessidade de realizar um controle de clientes inadimplentes, que podem ser realizados de duas formas: preventiva ou corretiva.

Controle preventivo

Neste tipo de controle, você deve estabelecer ações para se antecipar ao problema e evitar que ele ocorra, desta forma definindo um bom processo de concessão de crédito.


Algumas dicas para realizar um controle de inadimplência preventivo é manter sempre atualizado o cadastro de seus clientes, privilegiar bons pagadores, oferecendo descontos ou até brindes para pagamentos à vista. São ações simples, realizadas antes do vencimento e que lhe ajudará a prevenir grandes índices de inadimplência.

Controle corretivo

Já no controle corretivo da inadimplência, você deve definir uma boa política de cobrança, com o objetivo de receber os valores não pagos. As medidas adotadas neste tipo de controle permitem que se tenha um bom poder de reação ao problema.


Para isso, você deve manter um controle rigoroso sobre todas as suas contas a receber, tanto com vencimento futuro quanto já vencidas. Ao identificar o atraso no pagamento, faça uma abordagem ao cliente/aluno, buscando entender o que ocasionou o erro, para então buscar uma solução.


Estas abordagens devem levar em consideração como o cliente será abordado: por qual canal, quando, que penalidades aplicar e como a dívida poderá ser renegociada.


É imprescindível dispor de uma política de renegociação de dívidas. Relatos de gestores indicam que a maioria dos casos de atrasos e não pagamento deve-se a situações específicas e pontuais, não por hábito ou má fé.


Desenvolver planos de parcelamento e criar janelas de renegociação de dívidas onde dias específicos sejam pré-determinados para o fornecimento de descontos e condições especiais são determinantes para instigar no inadimplente a vontade de regularizar sua situação financeira junto a sua academia.


Estabeleça regras que devem ser cumpridas e o prazo para cada uma das ações, sempre atento ao Código de Defesa do Consumidor.


Crie grupos de alunos inadimplentes


Cobrar excessivamente não é a solução. Pesquisas divulgadas por empresas de proteção ao crédito informam que o alto número de cobranças não determina o pagamento da dívida, além de criar uma aversão à marca. Uma boa solução é segmentar os alunos inadimplentes em grupos e trabalhar formas específicas de indução à quitação do débito. Existem os que atrasam constantemente.


Esses devem ser diferenciados de um aluno que esse mês, especificamente, atrasou sua mensalidade. Atrasos de menos de 30 dias devem ter método de abordagem diferenciado em comparação aos que possuem mensalidades não quitadas há mais de 45 dias, por exemplo.


Concluindo


Vamos ser realistas: alunos inadimplentes sempre irão existir. Mas, o ideal é que você utilize métodos e ferramentas que te ajude de fato a combater este problema.


Controlar a inadimplência pode ser um grande desafio quando o controle financeiro não é bem realizado. Porém, seus benefícios podem ser refletir diretamente no seu fluxo de caixa.


Se você tiver qualquer consideração para engrandecer esse artigo, comente abaixo!


Um forte abraço.

Fonte: HSADVICE
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