20/1/2017
Pilates para obesos: a eficácia do Método comprovado cientificamente
O Pilates, criado por Joseph Hubertus Pilates é um método que apresenta grande diversidade de movimentos, com exercícios que respeitam a mobilidade articular, sendo vários deles em posição deitada e sentada, minimizando assim sobrecargas articulares, além de apresentar a característica de não chegar à exaustão.

A partir daí veio o meu interesse em aplicar o Método Pilates para obesos e para todo o público que estava acima

do peso, com o intuito de emagrecimento ou busca de melhor qualidade de vida, e que apresentava problemas em se

engajar em atividades físicas por queixas tais como: dor nas articulações como joelho, tornozelo e quadril;

modalidade de exercício monótono como a caminhada e a bicicleta ou exercícios extenuantes.


Após realizar uma profunda busca em artigos científicos, relacionados à composição corporal e Pilates, verifiquei

que havia poucos artigos publicados com o assunto e com algumas falhas metodológicas nos estudos analisados, como por exemplo: padronização limitada em técnicas de medição, informação deficiente dos exercícios aplicados,


insuficientes ou nenhum controle do estado nutricional, e as qualificações do instrutor inconsistentes (Aladro


Gonzalvo, 2011).
Foram selecionados 34 voluntários com sobrepeso ou obesidade (IMC acima de 25) e divididos em dois grupos:

Controle – que não praticou nenhum tipo de atividade, e outro grupo experimental que praticou Pilates durante 8


semanas, fazendo 3 aulas na semana com duração de 1 hora cada sessão. Antes e após as 8 semanas, os dois grupos de voluntários passaram por avaliações no laboratório de Fisiologia do Exercício do COTP de São Paulo (Centro


Olímpico de Treinamento e Pesquisa,) assim como preencheram um recordatório alimentar de três dias.


Avaliações


Composição Corporal: DXA (padrão ouro para avaliar massa magra, massa gorda e massa óssea); circunferência de cintura e quadril; relação cintura-quadril.
Força: Força isométrica para Extensores de tronco (teste de Sorensen); Força de preensão manual (dinamômetro) e Resistência Abdominal .


Testes Funcionais: Sentar e Levantar, Subir e Descer escadas (tempo para realizar marcado em segundos).


Dados preliminares do projeto com o título: “Pilates Training Improves Body Composition, Muscular Endurance and


Functional Tests Performance of Overweight/Obese Adults” já foram apresentados no Congresso Anual da ACSM


(American College of Sports Medicine) em maio de 2015.


Esta conferência científica é a mais abrangente do mundo, onde participantes de mais de 70 disciplinas se reúnem


para compartilhar novas técnicas clínicas, pesquisas de ponta em medicina esportiva, ciência do exercício, atividade física e saúde pública.


Resultados da Pesquisa:


Houve redução expressiva de massa gorda, circunferência da cintura e do quadril, e aumento de massa magra no


grupo Pilates após as 8 semanas de treinamento.


A relação cintura / quadril não se alterou em nenhum dos grupos. Nos testes de preensão manual, extensores do tronco, e resistência abdominal houve aumento significativo em relação aos valores basais no grupo Pilates. O


grupo que praticou o Pilates para obesos também gastou menos tempo para completar ambos os testes funcionais após o protocolo de estudo. Não houve variação das medidas avaliadas antes e após as 8 semanas no grupo Controle.


Conclusão..


O treinamento de Pilates pode ser considerado um método alternativo para melhorar a composição corporal, resistência muscular e tarefas funcionais.


Com os resultados deste estudo voltados à contribuição da pesquisa científica, podemos oferecer aos profissionais e praticantes do método Piates uma nova visão quanto aos benefícios do Pilates para obesos.


Esse foi só um trabalho Piloto com resultados positivos e já publicados. A pesquisa toda consistiu em comparar dois tipos de treinamento – Pilates X Caminhada e com um Grupo Controle sem treinamento. Ela está em processo de análise para publicação em revistas científicas internacionais. Logo que for aceito, o Blog Pilates terá acesso.



Fonte: Blog Pilates - Angele Rayes
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