17/1/2017
O QUE É PILATES?
O Pilates é um método de exercício físico e alongamento que utiliza o peso do próprio corpo na sua execução. É uma técnica de reeducação do movimento que visa trabalhar o corpo todo, trazendo equilíbrio muscular e mental.


Ele trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo, através de movimentos suaves e contínuos, com ênfase na concentração, no fortalecimento e na estabilização dos músculos centrais do corpo (abdômen, coluna e pelve).


O Pilates mistura um treino de força e flexibilidade que ajuda a melhorar a postura, alongar e tonificar os músculos sem exageros. Os exercícios focam na qualidade dos movimentos, ao invés da quantidade, deixando o praticante revigorado após a prática.


Todo o método está baseado em seis princípios que pretendem devolver ao homem uma movimentação mais espontânea e consciente: o centro de força (core), a concentração, o controle, a fluidez de movimento, a precisão e a respiração.


A técnica prioriza o equilíbrio, assim nenhum grupo muscular fica sobrecarregado e o corpo trabalha de forma mais eficiente qualquer movimento, desde atividades do dia a dia até a prática esportiva. Os exercícios de Pilates podem ser feitos no solo, com o auxílio de acessórios, ou em equipamentos, como o “Reformer”, o “Cadillac” e a “Chair”.


QUAIS OS BENEFÍCIOS DO PILATES?


• Alongar, tonificar e definir a musculatura sem exageros;


• Melhorar a postura;


• Tonificar a musculatura profunda do abdômen;


• Trabalhar a percepção do corpo e da mente;


• Prevenir e recuperar lesões;


• Reduzir o “stress” e aliviar as tensões;


• Deixar sua coluna mais forte e flexível;


• Melhorar a área de movimento das articulações;


• Melhora a circulação sanguínea;


• Aumentar a coordenação e o equilíbrio;


• Corrigir sobrecargas e alinhar os músculos;


• Melhorar a mobilidade e a agilidade;


• Complementar o seu treino esportivo;


• Melhorar o visual de seu corpo e a sua auto-estima.


Fonte: Revista Pilates
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