Condicionamento:
"em dez sessões se sente a diferença, em vinte sessões se vê a diferença e em trinta sessões o corpo está modificado"

Josef Pilates
O Condicionamento Físico por meio do Método Pilates na Idade mais Feliz

Envelhecer é um processo lento e progressivo. Ninguém envelhece da noite para o dia. Como estas mudanças acontecem de forma contínua e não eventual, é necessário adaptar-se a elas durante toda a vida.

No princípio do século passado, a expectativa de vida da população era de 35 anos. Atualmente, calcula-se que, nos países desenvolvidos, seja de 74 anos para homens e 82 para mulheres. No Brasil, segundo pesquisa feita em 2000, a expectativa de vida é de 64 anos para homens e 72 para mulheres.

A porcentagem elevada de pessoas idosas em uma sociedade constitui um índice de progresso e desenvolvimento. Ver cada vez mais idosos nas ruas é motivo de satisfação: isso representa uma vitória em relação ao tempo. Contudo, a preocupação não deve ser quantos anos a pessoa irá viver, mas, sim, de que forma esses anos serão vividos e em que estado de saúde e de espírito.


Pensamento Jovem

É importante jamais se considerar limitado. Encarar o envelhecimento de forma positiva é melhor do que qualquer creme anti-rugas. Pior do que alguém de mais idade é uma pessoa que enxerga tudo como se não houvesse solução aparente.

Exercícios

Apesar de ser um fato raro, o ser humano é capaz de chegar aos cem anos. Especialistas defendem que dentro de poucas décadas a expectativa de vida em países com bom nível de desenvolvimento na área de saúde beire os 120 anos. Tenha como prioridade ter um peso adequado e bom preparo físico. Os exercícios físicos ajudam a aprimorar o condicionamento do corpo e evitar as perdas de massa muscular. Ter um organismo com baixo índice de gordura afasta várias doenças fatais.

Cérebro Ativo

Para não esquecer algo, mantenha sua mente em constante reciclagem. Ao Praticar Pilates a mente é estimulada pela variedade de exercícios onde trabalha-se a coordenação motora e a memória pelo principio da concentração. Além disso, pode utilizar jogos e brincadeiras para exercitar seu cérebro. Fugir da rotina ajuda a desenvolver áreas do cérebro que são menos utilizadas. Procure atividades voluntárias, escutar música, cursos variados, escrever ou viajar.

Adeus, Estresse!

Cante, dance, pratique Pilates. Cultive um hobby. O cardápio anti-estresse é super variado e tem diversos tipos de opções. Procure a alternativa que melhor se enquadra no seu perfil. Ter bom humor e viver em contato com a natureza ajuda a espantar o fantasma da velhice.

Os benefícios

São muitos os benefícios proporcionados pelo Pilates aos idosos: alívio da dor, principalmente as lombares, maior percepção dos movimentos, fortalecimento muscular, maior equilíbrio, aumento da flexibilidade (musculatura mais alongada), alívio do estresse, entre outros. A grande vantagem está na melhora da auto-estima do praticante, uma vez que ele consegue realizar uma série de exercícios físicos que até então não se julgava capaz.

Mais força, maior controle muscular, melhor capacidade respiratória e melhor circulação, maior flexibilidade, musculatura mais alongada, tonificada e definida, postura mais correta, mais consciência corporal, maiores equilíbrio e coordenação, alívio do estresse, da fadiga e de dores musculares e melhor saúde das articulações são alguns dos ganhos enumerados. Tudo em benefício dos mais idosos ou de quem tem algum problema de saúde que causa limitações físicas.

Fazer Pilates não é mérito só de pessoas mais jovens. O Pilates oferece um atendimento personalizado para idosos, realizando um trabalho corporal direcionado às pessoas com limitações físicas de acordo com a idade.

O método vem sofrendo aperfeiçoamentos no mundo, mas envolvendo sempre os princípios de controle, precisão, concentração e respiração. Para Pilates, o método permitiria a autonomia dos movimentos corporais, correção da postura e o revigorar da mente.

O aumento do equilíbrio corporal também é um grande avanço, já que o idoso tem seu equilíbrio comprometido devido à idade. Tudo isso sem nenhum risco de lesão corporal, já que Pilates é um trabalho aplicado com uma grande margem de segurança, não cansa e não causa dores musculares posteriores.
O maior equilíbrio muscular possibilita realizar com mais conforto as tarefas do dia-a-dia. Dá mais energia.

O respeito aos limites do corpo evita lesões e desgaste físico; a respiração correta aumenta a capacidade pulmonar e melhora a circulação;

As aulas

As aulas podem ser: individuais ou em grupos de até três pessoas. Isso acontece para que as séries possam ser adaptadas às necessidades de cada praticante e também para que o instrutor possa dedicar atenção à qualidade dos movimentos de cada aluno. Este diferencial privilegia o idoso, já que ele pode se concentrar mais e fazer as sessões com privacidade.

O método utiliza ainda imagens visuais estimuladas pela voz do professor, despertando atitudes corporais durante a aula. Como exemplos de metáforas visuais, o professor diz ao aluno para "arredondar os braços como se estivesse abraçando uma bola" ou "ficar com a coluna ereta como se encostasse a cabeça no teto". Os alunos colocam os músculos em ação, dirigindo a atenção para a prática correta do movimento.

MICHELLE SCALON PEREIRA
Prof. Educação Física
Vice Presidente da ABP


1. O Método de Pilates como fonte de saúde
Autores:
Elisandro de Assis Martins
Frederico Dagnese

2. A Fundamentação do Método Pilates
Autores:
Elisandro de Assis Martins
Frederico Dagnese

3. Método Pilates X Flexibilidade
Autores:
Elisandro de Assis Martins
Frederico Dagnese

4. O Método Pilates e a gravidez
Autores:
Elisandro de Assis Martins
Frederico Dagnese

5. Método Pilates: Uma opção no tratamento da artrose.
Autores:
Elisandro de Assis Martins
Frederico Dagnese

Seja um profissional certificado!
51 3085 0810
PORTO ALEGRE
Workshop Circuito com Aparelhos 
Início: 31/10/2014
PORTO ALEGRE
Workshop Pilates Duo Acrobático 
Início: 1/11/2014
SAO PAULO
Pilates Original - Magic Circle e Pesos ... 
Início: 1/11/2014
LONDRINA
Matwork de Pilates com Acessórios 
Início: 8/11/2014
PORTO ALEGRE
Pilates nas Disfunções da Coluna Vertebral 
Início: 8/11/2014
PELOTAS
Pilates Original - Mat e Aparelhos 
Início: 14/11/2014
BAGE
Matwork de Pilates com Acessórios 
Início: 15/11/2014
SAO PAULO
Pilates nas Disfunções da Coluna Vertebral 
Início: 15/11/2014
PORTO ALEGRE
Pilates Original - Avançado 
Início: 15/11/2014
PORTO ALEGRE
Mat e Aparelhos 
Início: 21/11/2014
PORTO ALEGRE
Pilates com Rolo 
Início: 22/11/2014
SAO PAULO
Pilates Original - Avançado 
Início: 22/11/2014
LONDRINA
Pilates com Rolo 
Início: 29/11/2014
PASSO FUNDO
Mat e Aparelhos 
Início: 5/12/2014
SAO PAULO
Pilates Original - Mat e Aparelhos 
Início: 6/12/2014
SAO PAULO
Matwork de Pilates com Acessórios 
Início: 13/12/2014
ABP - Associação Brasileira de Pilates - Original Pilates
medialine